O governador Cláudio Castro inaugurou, neste sábado (6), o II Centro de Equitação Terapêutica no Esquadrão Escola de Cavalaria da Polícia Militar, no bairro de Jardim Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Durante a inauguração, o governador Cláudio Castro, ao lado do secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, anunciou que já planeja a abertura de um terceiro centro, em São Gonçalo.
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiências e ou necessidades educacionais especiais.
“Esse é um trabalho de 25 anos da Polícia Militar, que atende não só policiais, como os seus dependentes e o público civil. A fila de espera é de mil pessoas e, por isso, a gente entendeu que precisava ampliar o programa. É gratificante ver o resultado de cada caso e isso não tem preço”, disse o secretário de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, que já planeja a abertura de um terceiro centro, em São Gonçalo.
Para atuar nos dois centros, o projeto conta com uma equipe composta por 12 policiais militares com formação em Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Educação Física e Pedagogia.
Além do apoio do governo estadual, a ampliação do programa conta com parceria do Detran, que encaminha vítimas de acidente de trânsito que tenham sofrido deficiência motora.