A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, realiza no próximo sábado (29), a partir das 9h, mais uma edição do Dia D de Combate à Dengue. A ação será promovida pela Vigilância em Saúde Ambiental, com ponto fixo na Praça Estephânia de Carvalho, conhecida como Praça do Zé Garoto, e tem como objetivo reforçar as medidas de prevenção e conscientização da população.
Durante o evento, a Coordenação de Imunização vai aplicar a vacina contra a dengue em jovens de 10 a 20 anos. Também serão oferecidas orientações sobre sintomas, prevenção e quando buscar atendimento médico, distribuição de cloro para purificação da água armazenada e aferição de pressão arterial. Agentes do grupo IEC (Informação, Educação e Comunicação) vão expor exemplares do mosquito Aedes aegypti e outros insetos, auxiliando nas atividades educativas.
Ao longo da manhã, as equipes realizarão ações informativas, distribuição de materiais educativos e vistorias em residências e comércios no entorno da praça, reforçando os cuidados necessários para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya — como recipientes com água parada, calhas sujas e caixas-d’água destampadas.
“A luta contra a dengue é um dever de todos. Com o aumento das temperaturas e a chegada do período chuvoso, o risco de proliferação cresce. Pequenas atitudes fazem grande diferença na prevenção. Cuidar do seu quintal significa proteger sua família e seus vizinhos”, destacou Marcelo Lima, diretor da Vigilância Ambiental.
As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental atuam durante todo o ano com ações preventivas, como visitas domiciliares e pulverização de inseticida com motofogs, realizada em dias úteis, de acordo com os locais apontados pela Vigilância Epidemiológica como áreas com maior número de notificações.
A população também pode contribuir adotando medidas simples: limpar calhas e ralos, tampar caixas-d’água, manter recipientes e garrafas virados para baixo, preencher pratos de plantas com areia, guardar pneus em locais cobertos e manter lonas sempre esticadas. Até pequenas quantidades de água podem se tornar criadouros.
A Vigilância mantém ainda um serviço de pronto-atendimento para denúncias de infestação. Os pedidos são atendidos, em média, em até uma semana. Para solicitar visita dos agentes, basta entrar em contato pelo telefone (21) 99388-6484.





















