Em plena onda de calor, com temperaturas em torno de 38º C e sensação térmica com quase 50%, os moradores de Saquarema, Araruama e Silva Jardim não vão poder contar com a água para se refrescar. Nem para beber nem para tomar aquele banho gelado. Isso porque desde a madrugada da última quinta-feira, 14, devido a um incêndio na substação da concessionária de energia elétrica Enel, foi prejudicado o abastecimento na Estação de Tratamento de Água (ETA) da empresa Águas de Juturnaíba, que distribui água para os municípios.
Neste sábado, 16, a concessionária Águas de Juturnaíba divulgou que o “fornecimento de água nas cidades de Araruama, Silva Jardim e Saquarema está prejudicado há mais de 40 horas, devido a um incêndio na subestação de energia da Enel”. Acrescentou que “segue aguardando um prazo da Enel para o retorno da energia e, por isso, ainda não tem uma previsão para a normalização do sistema de distribuição de água”, disse em comunicado publicado em seu site.
O incêndio ocorreu durante a execução de uma manutenção realizada pela concessionária de energia no sistema que fornece para a ETA. A Águas de Juturnaíba informou ainda que suas equipes estão trabalhando em medidas emergenciais para minimizar os impactos para a população. A empresa dobrou o número de geradores e aumentou a quantidade de caminhões-pipa para atender a população nesse período.
Águas de Juturnaíba solicita aos clientes que façam o uso consciente da água até que a situação seja normalizada. Em caso de dúvida, o cliente pode entrar em contato pelos canais de relacionamento: WhatsApp (21) 97211-8064, site www.aguasdejuturnaiba.com.br, aplicativo Cliente Águas ou 0800 725 0265.
A reportagem tentou contato com a Enel, mas, até o momento, não recebeu resposta de normalização do fornecimento de energia.
*Em apuração