A Prefeitura de Saquarema inaugurou, na quarta-feira (10), o novo polo do Programa Escola Viva no bairro de Jaconé. O projeto, voltado para o contraturno escolar, oferece atividades educativas, esportivas e culturais que complementam a formação dos alunos da rede municipal.
“Cada novo polo é uma vitória da nossa cidade. O Escola Viva transforma a vida dos alunos e fortalece toda a comunidade ao seu redor. Com o programa, buscamos ampliar a jornada escolar dos saquaremenses, levando mais educação, mais cultura e mais oportunidades para a nossa população”, afirmou a prefeita Lucimar Vidal.
Além de Jaconé, outros dois polos já haviam sido inaugurados em junho — em Porto da Roça e Sampaio Corrêa. Juntas, as três unidades oferecem sete mil vagas em oficinas e cursos que abrangem áreas como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Tecnologia. Há ainda opções como Robótica, Inglês, Balé, Hip-hop, Jiu-Jítsu, Karatê, Violão e Teclado.

Avanços na educação
O fortalecimento da rede de ensino tem refletido em resultados concretos. Em 2017, Saquarema ocupava a 36ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no estado. Hoje, figura entre os dez primeiros colocados, ocupando o 7º lugar.
O município também mantém outros investimentos na área, como o programa Conexão Universitária, que desde 2022 já concedeu bolsas integrais para mais de 11 mil estudantes. Em 2024, foi inaugurada a Casa do Educador, espaço voltado para a formação continuada e valorização dos profissionais da rede municipal.
