spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Saquarema: Mico-leão-dourado é resgatado após ser baleado

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Guarda Ambiental de Saquarema foi acionada na terça-feira (30), para o resgate de um Mico-leão-dourado fêmea. Moradores do bairro Itaúna entraram em contato com os agentes após encontrarem o bichinho ferido em seu quintal.

O animal foi resgatado e encaminhado para o instituto BW, ONG que atua nas áreas de conservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos, onde foi realizado exame de imagem que constatou uma lesão na coluna, provocada por arma de ar-comprimido (chumbinho).

O mico-leão-dourado foi levado ao Centro de Primatologia, na cidade do Rio de Janeiro, onde irá passar por uma ressonância nesta terça-feira (6), para verificar se é possível efetuar a retirada do projétil.

Nativo da Mata Atlântica, o mico-leão-dourado é listado como “Em Perigo” pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). A espécie é um dispersor de sementes e auxilia na regeneração da floresta, cujo desmatamento é o principal problema associado à sua extinção.

De acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no seu artigo 32, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta a quem encontrar um animal silvestre precisando de resgate, seja por estar fora de seu habitat ou por se encontrar machucado, para que entre em contato pelo telefone 22 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.

*Por Jussiara Souza, estagiária sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img