Atenta à criminalidade que vem afligindo a região, a Prefeitura de Saquarema, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), iniciou a elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública. O plano, fruto de ação da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, terá validade de 10 anos.
O plano objetiva a redução da criminalidade, a manutenção da ordem pública e da segurança das pessoas, do patrimônio, do meio ambiente e de bens e direitos no município. O documento abordará temas como violência, crescimento populacional, avaliação dos serviços entregues pelas forças de segurança na cidade, uso dos espaços públicos, vandalismo e outros crimes e delitos.
Suas diretrizes serão o atendimento imediato ao cidadão; o planejamento estratégico e sistêmico; o fortalecimento das ações de prevenção e resolução pacífica de conflitos, priorizando a redução da violência, do crescimento de forma ordenada, a redução dos crimes contra mulheres, crianças e jovens; a criação de uma rede de proteção às mulheres, crianças e jovens; e o aumento da eficiência das forças de segurança.
Nesta primeira etapa, a Prefeitura de Saquarema está realizando uma pesquisa na cidade. Denominada Pesquisa de Vitimização, ela serve para obter informações, através de entrevistas com a população, estimativas sobre a criminalidade praticada e não notificada à polícia. Os pesquisadores já estão em campo colhendo dados nos domicílios. Todos os funcionários possuem crachá de identificação, com nome completo e telefone do Instituto Ágora Pesquisa, parceiro nesta etapa do processo. Vale ressaltar que todas as informações coletadas não serão vinculadas a nenhum dos entrevistados.