O saquaremense João ‘Chumbinho’ Chianca é o novo líder do ranking do Circuito Mundial (CT) da World Surf League (WSL). O surfista garantiu a lycra amarela após chegar às oitavas-de-final do Rip Curl Pro Bells Beach, que terminou nesta terça (11).
A liderança foi alcançada no domingo (09), quando Chumbinho avançou para as oitavas-de-final da etapa e viu o então líder, Jack Robinson, ser eliminado na segunda fase. O único que poderia lhe tirar a liderança era Filipe Toledo, que precisava vencer o evento para isso. No entanto, Filipinho foi eliminado nas semifinais pelo vencedor, Ethan Ewing.
Essa é a primeira vez que Chumbinho assume a liderança do ranking da elite do surf mundial. E este ano está sendo de “primeiras vezes” para o saquaremense; ele conquistou o seu primeiro título de evento da carreira em Peniche (POR) em março e alcançou o corte, garantindo-se na segunda parte do CT. Em 2022, o surfista não ficou entre os 22 melhores colocados e precisou disputar eventos do Challenger Series para garantir o retorno à elite.
Chumbinho está com 25.490 pontos, sendo 275 de vantagem para Jack Robinson (AUS), vice-líder do campeonato. Até aqui, o saquaremense teve uma vitória em eventos, dois terceiros lugares e uma nona colocação – obtida em Bells Beach.
A próxima etapa acontece em Margaret River, também na Austrália, entre 20 e 30/04.