spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Saquarema: Praia de Itaúna conquista Bandeira Azul

Mais lidas

A Praia de Itaúna, em Saquarema, vai receber a Bandeira Azul, certificado internacional que atesta a qualidade e a gestão ambiental da orla. O Instituto Ambientes em Rede (IAR), operador do programa no Brasil, divulgou os resultados nesta segunda (03).

“O reconhecimento da Praia de Itaúna como Bandeira Azul é de grande importância para o nosso município. É um selo de renome internacional que coloca a nossa cidade em um grupo muito seleto de cidades ao redor do mundo. Ter a Bandeira Azul em Itaúna fortalece o nosso turismo e nos dá a certeza de que o local possui uma gestão ambiental de excelência”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Para que o certificado fosse concedido, foi necessário o cumprimento de diversas metas, adequações, exames laboratoriais e a instituição de novas diretrizes. “É importantíssimo para o desenvolvimento do turismo sustentável na cidade. O certificado consolida cada vez mais o nome de Saquarema internacionalmente, já que se trata de um selo mundial. É de grande importância para o município”, destacou o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael ‘Badá’ Castro.

“Itaúna é uma praia que é sede da etapa do Mundial de Surf aqui no Brasil. Isso eleva o nível da cidade em relação ao investimento no turismo. Tivemos muito trabalho para que esse certificado chegasse, mas a prefeita Manoela Peres sempre nos deu esse suporte e conseguimos avançar e conquistar a Bandeira Azul, que é de suma importância para a gente”, completou o secretário.

A Bandeira Azul garante a qualidade na gestão ambiental de praias e marinas espalhadas por todo o mundo. A certificação acontece em novembro, em um evento que acontecerá em Niterói. O selo valerá durante a temporada 2022/2023, com validade até 01/11/2023.

O principal objetivo do programa é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental. Para se qualificar para o Prêmio Bandeira Azul, uma série de critérios devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.

Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img