Saquarema se prepara fortalecer a agricultura familiar através do empreendedorismo e da inovação. Esse foi o foco de uma reunião em que a prefeita Manoela Peres participou nesta terça-feira (29/10), em conjunto com o Sebrae/RJ, Banco do Brasil e a Secretaria de Agricultura.
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e a inovação para comunidades agrícolas, com um foco em agricultura familiar, assentamentos e quilombos. Colaborar com essas comunidades para dar condições melhorar os seus produtos, garantindo escalabilidade ao agricultor familiar, aliando o processo de inovação para incrementar a competitividade dos pequenos produtores da cidade.
No Plano, estão previstas ações nos âmbitos social, de organização da produção e dos produtores e, também, nas áreas econômica e ambiental, que terão acompanhamento permanente em cada etapa.
As ações focam, por exemplo, em padrões de produção e qualificação de produtores, capacitação para a gestão empreendedora, comercialização, boas práticas de armazenagem e manipulação de alimentos, fortalecimento do associativismo e iniciativas de gestão e conservação ambiental.
Além de Saquarema, outros municípios da Região dos Lagos, como Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, já aderiram e estão executando esse projeto.
“Esse projeto é incrível e promete grandes resultados para os produtores rurais. Mais um avanço para nos alinharmos com nossas metas de desenvolvimento sustentável”, escreveu Manoela.