Alexandre Santini, de 43 anos, foi escolhido para a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa, à convite de Margareth Menezes, Ministra da Cultura. O Secretário das Culturas de Niterói já havia colaborado na área Cultural da equipe de transição do governo Lula. Ele ainda não deixou o comando da pasta niteroiense, o que deve acontecer nos próximos dias.
Santini já foi ligado ao Ministério da Cultura durante 2015 e 2016, quando foi diretor de Cidadania e Diversidade Cultural. Esteve presente também na criação da Lei Aldir Blanc, além de ter sido um dos coordenadores da Articulação Nacional de Emergência Cultural, ambos durante a pandemia de Covid-19.
O futuro presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa possui bacharelado em artes cênicas pela Unirio, e mestrado em cultura e territorialidade pela UFF.
Fundação Casa de Rui Barbosa – Situada em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma instituição criada através do Decreto n° 17.758, de 4 de abril de 1927. Na Fundação se encontra acervo iconográfico com imagens do Arquivo Histórico e Institucional, e do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira.
Conta também com o Centro de Pesquisa que desenvolve investigações científicas em diversos setores.
A Casa de Rui Barbosa tinha como presidente a novelista Letícia Dornelles, ligada ao antigo governo, e exonerada em dezembro de 2022. Dornelles contou que sofria ameaças e assédio moral do ex-secretário de Cultura, Mário Frias.
*estagiário sob supervisão de Lucas Nunes