spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Segurança e contas públicas dominam debate de candidatos a vice-governador

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Divulgação / Firjan

Segurança pública e a crise fiscal do estado do Rio de Janeiro foram os temas mais destacados no debate que reuniu nesta quinta-feira (27/09), na Casa Firjan, quatro dos candidatos a vice-governador mais pontuados nas pesquisas. Parceria entre a Firjan e o Grupo Bandeirantes, o evento foi parte de série que irá incluir, ainda, debate entre os dois candidatos a governador que passarem para o segundo turno e uma sabatina com o eleito.

Mediado pelo diretor de jornalismo do Grupo Bandeirantes, Rodolfo Schneider, o encontro de ontem contou com as presenças de Comte Bittencourt (PPS), vice do candidato de Eduardo Paes (DEM); Zaqueu Teixeira (PSD), vice de Índio da Costa (PSD); Marcelo Delaroli (PR), vice de Romário (Podemos); e Ivanete Silva (PSOL), vice de Tarcisio Mota (PSOL). Maria Landerleine Duarte (PRB), da chapa do candidato Garotinho (PRP), foi convidada, mas alegou ter outro compromisso. O evento foi transmitido ao vivo para mais de 8 mil pessoas, pelas redes sociais da BandNews FM e da TV Band.

Comte Bittencourt defendeu a retomada da governança da segurança pública pelo governo do estado, uma completa revisão das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e a redistribuição do efetivo da Polícia Militar pelo território fluminense. Na área econômica, o candidato a vice de Eduardo Paes citou ser prioridade promover uma recomposição tributária. “Temos que reorganizar a pauta dos incentivos fiscais, sem criminalização”, pontuou.

Para Teixeira, a segurança pública é o principal eixo a ser trabalhado, já que sua falta afasta investimentos no Rio, prejudica o turismo e atinge também outras áreas, como a educação. No caso do roubo de cargas, o vice de Índio da Costa disse ser preciso investigação. “O roubo de cargas baixou porque tem operação nas vias de acesso, mas se não investigar, não resolve. Temos que estruturar a segurança pública, que foi desmantelada”, afirmou.

Delaroli, por sua vez, defendeu a intervenção militar federal e a atuação do estado dentro dos presídios, de onde o crime seria comandado, segundo ele. No campo econômico, o vice de Romário defendeu os incentivos fiscais, mas não como aplicados no passado. “Sabemos da importância de atrair as empresas para o Rio, mas para aquelas que gerarem emprego”, destacou. Delaroli falou ainda em promover auditoria nas contas públicas.

Ivanete defendeu a reforma das polícias, ouvindo população e agentes. Sobre economia, a vice da chapa de Tarcisio Mota disse ser necessário olhar para outras vocações econômicas do estado. “Temos também o turismo e a agricultura, o que faz com que se gere mais divisas para reduzir a desigualdade social e aquecer a economia”, frisou.

DEBATE DE IDEIAS
Na opinião de Gladstone Santos, presidente do Conselho Empresarial de Competitividade da Firjan, o encontro cumpriu o objetivo de priorizar a apresentação de ideias. “Os vices de chapa têm uma importância muito grande nos mandatos, porque vários acabam assumindo o cargo majoritário ou se apresentam como candidato nas eleições seguintes. Por isso a proposta de reuni-los foi ótima, e os candidatos demonstraram ter domínio sobre as questões levantadas”, avaliou.

Os candidatos responderam a perguntas de Sérgio Duarte e Carlos Gross, vice-presidentes da Firjan, e também de Jonathas Goulart, coordenador de estudos econômicos da federação. Também fizeram perguntas jornalistas do Grupo Band e o público, que participou pelas redes sociais.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img