spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Seis pessoas testam positivo para HIV após receberem órgãos transplantados no Estado do Rio

Mais lidas

Seis pessoas testaram positivo para HIV após receberem órgãos transplantados no Estado do Rio. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Este é um caso inédito no Brasil e o caso está sendo investigadao pelo Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ).

Os casos começaram a se desdobrar após o laboratório privado, que era contratado através de uma licitação, pela Fundação Saúde para atender o programa de transplantes, passou por uma fiscalização da Anvisa e foi interditado, após serem encontradas inúmeras irregularidades. Com isso, os exames para investigar possíveis doenças nos orgãos passaram a ser realizados pelo Hemorio.

A notificação do primeiro caso foi feita no dia 10 de setembro. O exame para HIV de dois doadores havia dado negativo na época da morte, mas eles eram soro positivo. Entre os transplantes feitos estão os de rins, fígado e coração.

O processo para um transplante de um órgão no Brasil começa no atestado de morte encefálica, seguida pelo contato com a família e, depois, análise clínica do doador, com exames para verificar se o órgão está saudável. Porém ao ser realizado os testes para constatar possíveis doenças, os resultados deram negativo, e a doação seguiu.

Por nota, a Secretaria de Saúde informou que esta é uma “situação sem precedentes” e que instaurou uma sindicância para identificar e punir os responsáveis. Uma comissão multidisciplinar também foi criada para acolher os pacientes afetados e que medidas foram tomadas para garantir a segurança dos transplantados. Todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data da contratação do laboratório, estão sendo rastreados e reavaliados.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img