Pelo menos dez toneladas de peixes, sardinha maromba, estão sendo distribuídas nos conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu, na manhã desta quinta-feira. O conteúdo foi apreendido em duas traineiras, durante ação da Capitania dos Portos, no mar de Itaipuaçu.
Adelaide Fidelis, de 62 anos e moradora do Minha Casa, Minha Vida de Inoã aproveitou a oportunidade para garantir seu almoço.
“Nunca tinha visto isso aqui no condomínio e estou achando ótimo pois doar para as pessoas que precisam é melhor do que jogar fora”, relatou.
Apreensão – O pescado foi apreendido na tarde de quarta-feira (12) no litoral de Maricá. A pesca predatória foi interrompida pelos fiscais do INEA com o apoio da Capitania dos Portos, Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) e da 7ª Unidade da Polícia Ambiental (UPAM) e o produto apreendido foi oferecido para a Prefeitura de Maricá que com um caminhão frigorífico pôde conservar o pescado até a distribuição nesta manhã.
Caminhão do Peixe – Através das redes sociais a secretaria de Agricultura divulgou um comunicado onde avisa que o Caminhão do Peixe não estará no Barroco, em virtude da distribuição de peixes. “Hoje a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca junto com Instituto Estadual do Ambiente – INEA, irá fazer a distribuição de PEIXE (sardinha maromba) no município de Maricá.
As embarcações, oriundas de Angra de Reis, foram abordadas e apreendidas. O caso foi registrado na Superintendência da Polícia Federal onde foi realizada a perícia dos pescados. Após o laudo do biólogo sobre a qualidade dos peixes, a carga foi liberada para distribuição.