A CCR Barcas S/A continua funcionando normalmente, sem atrasos ou qualquer outro problema, mesmo dois dias após o encerramento do contrato com o governo do Estado do Rio de Janeiro.
A CCR aguarda a homologação da justiça referente ao acordo de concessão firmado no ano passado entre a concessionária e o Governo do Estado. Mas, apesar de funcionar com o contrato vencido, a CCR informou que, o acordo deve ser homologado o mais breve possível, ou a CCR Barcas funcionará até o “caixa suportar”.
A CCR Barcas não queria renovar o contrato alegando uma dívida de quase R$ 1 bilhão, dívida gerada por conta da pandemia e gastos internos com as barcas.
No dia 6 de fevereiro, a juíza 4ª Vara da Fazenda Pública, Maria Paula Gouvea Galhardo, deferiu um pedido do MPRJ de que o governo deve contratar por emergência ou assumir o serviço até a escolha de um novo concessionário a partir deste domingo, já que o Tribunal de Justiça, em 2017, considerou nulo o contrato com a Barcas S/A (sucedida pela CCR Barcas).
A população ainda não sabe quando a o problema será resolvido de fato. Enquanto isso, a CCR Barcas continua prestando serviço até uma decisão final.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes*