spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Semana Santa: Fiperj dá dicas de como escolher peixe de qualidade

spot_imgspot_img

Mais lidas

A proximidade da Sexta-Feira Santa, onde na tradição católica se consome peixe, faz o movimento em mercados que vendem peixes crescer durante a Semana Santa. No Mercado São Pedro, no Centro de Niterói, o movimento está alto e a estimativa é aumento nas vendas na casa dos 50% em relação ao período de 2023. A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) divulgou dicas de como optar por um peixe fresco para saborear durante a abstenção de carne vermelha.

Segundo Fiperj, com o aumento da procura por peixes na Semana Santa, os consumidores devem ficar atentos sobre o que deve ser observado no momento de se escolher o melhor pescado.

O presidente da Fiperj ressalta que o Estado do Rio é um dos maiores produtores de pescado marinho e estuarino do país. Segundo ele, a região costeira fluminense possui uma diversidade geográfica muito especial, com suas baías e sistemas lagunares, além da ressurgência de Cabo Frio, na Região dos Lagos, que sustentam uma elevada produção pesqueira, explorada não apenas pelos pescadores locais, como por embarcações de outros estados.

De acordo com Flávia Calixto, médica veterinária e pesquisadora da Fiperj, em relação à qualidade e o frescor do pescado, existem algumas características sensoriais que podem ser usadas para a avaliação, como as brânquias e os olhos.

As brânquias, que são popularmente conhecidas como guelras do peixe, devem estar vermelhas ou rosas, úmidas, com odor natural e suave. Enquanto os olhos devem estar claros, com aspecto de vivos, brilhantes, salientes (convexos), transparentes.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img