spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Seminário carnavalesco vai marcar o Dia Nacional da Cultura na Viradouro

Mais lidas

Algumas importantes etapas da criação de um desfile de escola de samba serão temas do seminário “Retratos Carnavalescos da Independência”, que vai acontecer no sábado, 5 de novembro, no barracão da Unidos do Viradouro, na Cidade do Samba, Zona Portuária do Rio.

A programação do seminário vai começar, pela manhã, com palestras que terão os seguintes temas e palestrantes: “Como carnavalizar enredos históricos”, com o pesquisador e jornalista João Gustavo Melo; “Como desenvolver harmonia e direção de carnaval em enredos históricos”, com o diretor de carnaval Alex Fab; “Pesquisa e criação na elaboração coreográfica de enredos de temática histórica”, com Marcio Moura, coreógrafo e professor de dança”; e “Do enredo ao figurino”, com Alessandra Reis, chefe de ateliê da escola, com o figurinista Roberto Monteiro e com o carnavalesco Tarcísio Zanon, que assinou, com Marcus Ferreira, o desfile que deu o campeonato à Viradouro em 2020.

À tarde, haverá oficina de figurinos, com os aderecistas Biano Ferraro, Rogério Sampaio e Waldimir Viana. O encerramento será com um desfile das fantasias criadas pelos inscritos.

Marcos Salles, idealizador do evento. Foto de Divulgação

“Ainda é grande o desconhecimento em relação à cadeia produtiva que a festa engloba. A maioria não tem ideia de como um desfile de escola de samba toma forma e é capaz de absorver gente com diversas especializações. Por isso, praticamente não existe renovação de mão de obra qualificada no setor”, frisou o idealizador do seminário, Marcos Salles, de 46 anos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img