A Guarda Ambiental de Saquarema capturou uma serpente no último sábado (5), no quintal de uma residência no bairro de Itaúna.
No local, foi constatado pelos agentes que se tratava de uma espécie conhecida como Jararacuçu (Bothrops Jararacussu). O animal, medindo 1,10m, foi capturado, avaliado quanto ao seu estado de saúde e reinserido em seu habitat natural.
Esta espécie, terrícola e ativa principalmente à noite, está entre as mais venenosas do país e pode alcançar até 2,2 metros de comprimento. Suas presas podem medir até 2,5 cm e o seu veneno causa hemorragia, inchaço e a destruição dos tecidos na região da picada. Difícil de ser avistada devido à sua camuflagem, a Jararacuçu tem grande importância medicinal uma vez que o seu veneno fornece substâncias para a formulação de diversos remédios, especialmente medicamentos para o controle da pressão arterial.
A Guarda Ambiental alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu bom estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate. No caso de cobras, as instruções são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda.