Quem precisa de ônibus em São Gonçalo neste domingo (30) encontra dificuldade e pontos bem cheios. Relatos dão conta de que os coletivos sumiram das ruas da cidade justamente em um dia em que muitas pessoas se deslocam para votar.
Os locais que mais sofrem com a falta de ônibus, segundo o vereador Romário Régis, são os mais carentes. “Está faltando ônibus em quase todas as regiões da cidade, sobretudo as mais pobres. Santa Catarina, Salgueiro, Jardim Catarina, dentre outros, estão com dificuldades”, relatou.
O parlamentar esteve na garagem de uma viação que opera linhas na cidade. “Fui na empresa Mauá há pouco. Por exemplo; um funcionário me disse que só tem um ônibus na linha 38 (São Lourenço x Fórum via Nova Cidade) rodando hoje”, contou.
Romário informou que não consegue oficiar a Prefeitura sobre o problema hoje – visto que o serviço é concessionado e deve ser fiscalizado pelo Executivo municipal. “Hoje não tem expediente. Só vou conseguir fazê-lo amanhã. Mas estamos propondo entrar com um mandado de segurança na justiça”, disse.
Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo – responsável pela fiscalização do serviço – disse que a frota de ônibus municipais está circulando normalmente em todo o município e que vai intensificar a fiscalização do fluxo de veículos ao longo do dia.
Vale lembrar que o parlamentar havia proposto que o município adotasse o transporte gratuito subsidiado pelo Executivo, como está sendo adotado nas capitais e outras cidades – como Niterói e Angra dos Reis, por exemplo – e que não foi adotado no terceiro maior colégio eleitoral do estado.
Em relação à gratuidade de passagem, a prefeitura informou que assim como no primeiro turno, não haverá subsídio de passagens, “visto que o Executivo apenas fiscaliza o transporte público na cidade, pois é feito através de uma concessão”.