Foram cadastrados nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), pela Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), 60 pescadores que foram afetados pelo incêndio na madrugada do último dia 11, que atingiu a colônia de pescadores no bairro do Gradim.
Os pescadores atendidos vão receber a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). O documento identifica os pescadores artesanais aptos a acessarem políticas públicas, como as linhas de crédito do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), que consistem em custeio e investimento, individuais ou coletivos, a juros muito baixos, para gerar renda.
“O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, solicitou que a fundação determinasse imediatamente um plano de ação para atender aos atingidos.Nossa equipe cumpriu com sua missão de apoiar e de atender tecnicamente os pescadores afetados nessa situação de emergência pelo incêndio ocorrido – ressalta o presidente da Fiperj, Glauco Barradas.
A DAP também permite o acesso a outros programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Minha Casa Minha Vida, entre outros.