A Prefeitura de Itaboraí confirmou que a partir da primeira semana de julho os ônibus com Tarifa Zero, “Laranjinhas”, vão voltar a circular na cidade. A circulação tinha sido proibida após uma liminar concedida pela apedido de uma empresa privada.
De acordo com a administração municipal a ação que impedia a circulação foi extinta pelo juiz Rafael Leão e Souza da Silva, da 3ª Vara Cível da Comarca de Itaboraí, e o processo será arquivado. Os ônibus gratuitos têm como objetivo principal possibilitar que a população tenha mais deslocamento pelo município. A iniciativa busca ainda que os ônibus façam rotas diferentes dos transportes regulares.
“É um dia de vitória para o povo de Itaboraí, que sofreu por muitos anos e merece muito. (…) Os nossos ‘laranjinhas’ vão voltar para trazer ainda mais dignidade para o nosso povo”, frisou Marcelo Delaroli, prefeito de Itaboraí.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac), Rubens Oliveira, está preocupado com o anúncio. “A entidade não é contra a oferta de um serviço de transporte de qualidade e na modalidade tarifa zero para a população, mas teme que essa operação se sobreponha à já existente, obtida através de licitação pela empresa Maravilha, que atravessa séria crise econômica”, frisou.
Rubens ainda explicou que a concorrência é desleal e a viação perderá linhas e, consequentemente, irá à falência, deixando desempregados seus 155 funcionários. “Diante da gravidade da situação, nem mesmo suas rescisões contratuais previstas na legislação trabalhista os funcionários vão receber”, completou o presidente.