A descoberta de um sítio arqueológico nas obras do Gasoduto Rota 3, interrompeu parcialmente as obras do empreendimento. De acordo com a Petrobras, os objetos de importância arqueológica estavam no trecho do Km 9, da Rodovia RJ-118 e foram encontrados pela empresa contratada pela Petrobras. A obra foi paralisada apenas naquele trecho, e será retomada após a liberação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e não altera o cronograma.
“Durante as obras do Gasoduto Rota 3, no trecho do km 9 da rodovia RJ-118, foram encontrados objetos de importância arqueológica e a empresa de arqueologia contratada pela Petrobras fará a catalogação e encaminhamento para o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UERJ, responsável por guardar os objetos. A obra foi paralisada apenas naquele trecho, e será retomada após a liberação pelo IPHAN, o que não interfere no cronograma integrado da obra do gasoduto.”
O Iphan disse que o empreendimento Gasoduto Rota 3, localizado nos municípios de Maricá e Itaboraí, encontra-se em processo finalístico quanto à pesquisa arqueológica no âmbito do licenciamento ambiental.
“Atualmente, os estudos cumprem a etapa final do monitoramento onde foi identificado o sítio arqueológico Jaconé, no município de Maricá. Em vista disso, em junho deste ano, a empresa de arqueologia encaminhou ao Iphan a solicitação de resgate do sítio para posterior liberação da área. O requerimento já foi analisado pelo Centro Nacional de Arqueologia, do Iphan, e aguarda as complementações para a emissão da autorização solicitada”, disse em note o Iphan.
O Instituto ainda complementou informando que a situação acima é prevista dentro dos tramites do licenciamento e que após o resgate do sítio a área será liberada para operação, assim como os demais compartimentos do gasoduto. Ou seja, a paralisação da obra ocorrerá de forma temporária e apenas na área que compreende o sítio arqueológico, de forma que após as atividades de escavações a mesma será liberada para o prosseguimento do empreendimento.