A Fifa realiza nesta quinta-feira (5) o sorteio do Super Mundial de Clubes 2025, que será realizado às 15h (de Brasília), em Miami, nos Estados Unidos.
O Rio de Janeiro é a cidade com mais equipes no torneio, que vai ser realizado com 32 times.
Programação – Transmissão nos principais canais de Tv aberta e de assinatura, além das redes sociais e plataformas de streaming.
Início do tapete vermelho: 13h30
Sorteio oficial: 15h até 16h15
Zona mista para entrevistas: 16h15 até 17h
Botafogo, Flamengo e Fluminense levam o nome da Cidade Maravilhosa à mais importante competição de clubes do mundo; apenas um país se iguala em representantes. Se fosse um país, o Rio só seria igualado pelo México, que já competiu três vezes (León, Monterrey e Pachuca).
O feito se torna ainda mais expressivo porque os critérios de qualificação para o Mundial restringem vagas a dois representantes por país, exceto os clubes que se classificam como campeões continentais. Para garantir a presença, o trio precisau vencer o principal torneio sul-americano, dobrando a quantidade de títulos da cidade na Libertadores (de três para seis).
“Três dos quatro grandes clubes do Rio desenvolveram práticas de boa governança, e como consequência os resultados esportivos corresponderam. Ainda temos um handicap com o primeiro escalonamento do europeu, mas tenho esperança de que, em um período curto, não seja tão significativo como foi até há pouco”, disse à FIFA o ex-zagueiro Ricardo Gomes, que foi ídolo do Flu e treinou Flamengo e Botafogo.
Os títulos consecutivos na década dobraram a contagem do Rio de Janeiro na Libertadores — um marco evidente de ascensão do Rio — e são ao mesmo tempo um recorde histórico na Libertadores, que nunca viu três times diferentes da mesma cidade embalarem conquistas. A única vez que o mesmo lugar passou por algo semelhante foi no tetracampeonato do Independiente de Avellaneda, no início dos anos 70.
São Gonçalo no Mundial de Clubes
Viny Jr., o craque gonçalense do Real Madri, será o representante de São Gonça no mundial da Fifa.