No Dia do Empreendedorismo Feminino, a Prefeitura de São Gonçalo destaca histórias de mulheres que transformaram talentos pessoais em fonte de renda e autonomia financeira por meio do Programa Lidera Mulher, desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria de Assistência Social. O projeto já alcança milhares de participantes e tem mudado realidades em diferentes regiões da cidade.
Uma dessas histórias é a da artesã Mídria Tôso, do Jardim Fluminense. Ela começou a produzir peças de miçangas para uso próprio e, com a demanda crescente, decidiu se inscrever no programa. Hoje, sua loja de bolsas e acessórios artesanais, a Midy Girl, se tornou sua principal atividade profissional.
“Quando recebi pelas primeiras peças, percebi que poderia ser um negócio. No Lidera Mulher, aprendi sobre mercado, vendas e ampliei meus conhecimentos”, contou.
A artesã Adriana Asta, de 57 anos, moradora de Monjolos, também viu sua vida mudar após participar do curso. Durante um período de afastamento por questões de saúde, ela conheceu a produção de peças com pneus reciclados e encontrou ali uma nova oportunidade.
“Os pneus eram um hobby, mas, depois do curso, passaram a ser minha profissão. O Lidera abriu minha mente”, afirmou.
Com a oficina Artdrillu, Adriana já produziu mais de 700 peças e participou de exposições aprovadas pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc. Ela também integrou o projeto Impacta, do Sebrae, ficando entre os dez melhores projetos de sustentabilidade e inclusão.
A confeiteira Monik Brito, de 37 anos, é outra participante da atual turma do programa. À frente da marca JP Delícias, ela comemora o salto de qualidade no seu negócio.
“O curso mudou minha mentalidade. Aprendi sobre posicionamento, gerenciamento, fluxo de vendas e reconhecimento de marca. Hoje, eu me sinto, de fato, uma empreendedora gonçalense”, destacou.
O Lidera Mulher é realizado em parceria com o Sebrae e oferece conteúdo voltado ao fortalecimento dos negócios femininos, com aulas de gestão financeira, marketing digital, liderança, inovação e orientações sobre MEI. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em ampliar oportunidades e estimular o empreendedorismo feminino em São Gonçalo.





















