No dia 30 de setembro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, vários eventos culturais já estão agendados. Espetáculo com a contadora de histórias e atriz Daniella D´Andrea, lançamento de livro e roda de conversa com narradores da cidade e da região estão na programação.
A “A arte de governar a si mesmo”, narrativa atemporal que provoca reflexões sobre o tema ‘governo’ e sua relação com uma conduta consciente perante a vida, será encenada às 20h, com entrada gratuita.
Um príncipe temperamental e desinteressado, criado com excesso de cuidados por uma rainha viúva, é colocado sob a observação de um mestre ancião. A partir do conto da tradição árabe “O príncipe, o mestre e a águia”, um espetáculo se desenha entrelaçando outros contos. A contadora de histórias e atriz niteroiense Daniella D’Andrea vai acordando “A cidade melão” (Afeganistão) e “O cego Abdallah” (Arábia), além de trechos da obra “O jardim amuralhado da verdade” de Hakim Sanai de Ghazna, poeta persa do século XII.
No mesmo dia 30, das 17h às 19h, haverá roda de conversa sobre o movimento de contadores de histórias de Niterói com a participação de Aline Cântia e Fernando Chagas – ambos da Editora AbraPalavra, Schirley França, artista brincante e contadora de histórias da Carroça de Mamulengos e moradora de Maricá e o secretário das Culturas de Niterói, Alexandre Santini. O objetivo é sensibilizar e fomentar ações para o setor em Niterói. A mediação será da narradora de histórias niteroiense e museóloga Rita Gama.
O papo marca o lançamento do livro “Narração Artística: modos de fazer” (AbraPalavra), que traz ensaios de 10 contadores de histórias, pesquisadores e estudiosos da arte da palavra oral de todo o Brasil. A obra tem a intenção de ser útil para artistas, professores, bibliotecários, agentes de cultura e toda gente interessada pelo universo da narração de histórias, segundo os organizadores Aline e Fernando.
O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n no Centro de Niterói.