Nesta segunda-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Prefeitura de São Gonçalo promove uma ação especial no Pátio Alcântara, das 9h às 16h, com testes rápidos gratuitos para sífilis, HIV, hepatite B e C, além de distribuição de preservativos e gel lubrificante.
A iniciativa, realizada pela Secretaria de Saúde por meio do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, faz parte da campanha Julho Amarelo, que busca conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), especialmente as hepatites.
A testagem está disponível de segunda a sexta em todas as unidades básicas de saúde da cidade. O tratamento, com acompanhamento especializado e medicação, é garantido na Policlínica Gonçalense (Parada 40) e no PAM Coelho.
As hepatites virais afetam o fígado e podem evoluir silenciosamente. As vacinas contra as hepatites A e B estão disponíveis no SUS. A hepatite C tem tratamento e cura.
