O prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou nesta quarta-feira (25) um termo de cessão para um terreno dentro do Caminho Niemeyer, no Centro da cidade, para a construção de um templo da Igreja Assembleia de Deus.
Renato Barandier, secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade da cidade, explicou que, com o Plano Niterói 450 anos, o Centro de Niterói será revitalizado, com mais atrações voltadas para o turismo e locais para reunir pessoas.
“Com a integração e as obras de urbanização do entorno, Niterói passará a ter agora um Caminho Niemeyer completo, um polo de eventos e de turismo e integrado à cidade de Niterói , o que atrairá muita gente”, diz Renato.
Para o pastor Samuel Câmar, líder das Assembléias de Deus de Belém (PA), a assinatura do termo foi uma vitória para a comunidade evangélica.
“Nós sabemos que Niterói, há mais de 30 anos, planeja ter no Caminho Niemeyer uma igreja evangélica e católica. Agora, com a Prefeitura fazendo a revitalização do Centro, é um momento fantástico. A Assembleia de Deus, que é o maior movimento evangélico do Brasil, será representada no Caminho Niemeyer”, disse o pastor Samuel.
No mesmo espaço, a Nova Catedral Católica de Niterói é prometida a anos na cidade, e finalmente está saindo do papel.
Idealizada em 1996 por Dom Carlos Navarro, terceiro arcebispo da Arquidiocese de Niterói, a Nova Catedral foi assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1997. As obras começaram somente em 2016.
O projeto da Catedral foi abençoado pelos papas João Paulo II, e o Papa Francisco.
Você pode ficar por dentro das atualizações da construção da Catedral através deste link.
A Prefeitura informou ao ErreJota que ambos os projetos serão feitos no Caminho Niemeyer, mas em espaços diferentes.
De acordo com a Prefeitura, o Caminho Niemeyer, em sua concepção original, contava com projeto de uma igreja evangélica.
*estagiário sob a supervisão de Lucas Nunes