spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Ten-Cel Veras é o novo secretário de Ordem Pública de Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

O tenente-coronel da Polícia Militar Júlio Cesar Veras Vieira teve sua nomeação publicada no Jornal Oficial de Maricá (JOM) nesta quarta-feira (06/11) para ser o comandante da recém-criada Secretaria de Ordem Pública e Gestão do Gabinete Institucional de Maricá. A pasta é resultado da divisão da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, que já havia sido aprovada na Câmara de Vereadores e publicada no Jornal Oficial de Maricá (JOM). Celso Netto, até então secretário de Segurança, passa a responder somente pela Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária.

Ten-Cel Veras era superintendente geral de inteligência da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária até o último dia 30/10, quando pediu para ser exonerado pelo governador Wilson Witzel.

Na pasta de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, dentre as diversas funções, estão as de assessorar o Governo Municipal nas demandas relativas à segurança pública, conforme o previsto no artigo 144 da Constituição Federal; elaborar as políticas e diretrizes no campo da Segurança Pública do Município; viabilizar o entrosamento do Poder Público Municipal com os Órgãos de Segurança Pública de outros níveis federativos que atuem no Município.

A secretaria também implementará um Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que será composto por representantes das secretarias de Trânsito e Engenharia Viária; Relações Institucionais; Planejamento, Orçamento e Gestão; Participação Popular, Direitos Humanos e Mulheres; Defesa Civil e Transportes, além das polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros; Judiciário Estadual e Federal; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública e Câmara de Maricá. Esse colegiado se reunirá mensalmente para avaliar indicadores criminais e deliberar acerca das ações a serem realizadas.

Um plano de Policiamento Integrado será criado e implementado pelo GGI, a fim de eficiência da alocação das forças de segurança da cidade, por meio da utilização intensiva de análise criminal e definição estratégica de emprego de forma integrada. O Gabinete também fará análises da dinâmica da violência em Maricá, “promovendo o intercâmbio de informações, a definição de prioridades de ação e articulação dos programas de enfrentamento à violência no âmbito municipal”.

Outro desafio do GGI será o de agilizar e tornar mais eficaz a comunicação entre os órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública, a fim de apoiar as secretarias municipais e polícias estaduais e federais na fiscalização administrativa e na prevenção e repressão da violência e da criminalidade.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img