O Theatro Municipal de Niterói recebe, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro (sexta e sábado) às 19h, a quinta edição do CaRIOca ProgFestival. Consolidado como referência nacional na música progressiva, o festival recebe as bandas Jubal Troupe, Anxtron, Ronaldo Rodrigues e Organic Reaction.
Formada em 2003 na cidade de Niterói, Anxtron é rock progressivo instrumental com músicas repletas de solos e improvisos, influenciada pelo pop ao heavy metal, proporcionando distintas atmosferas ao longo das apresentações. A discografia é composta pelo debut Brainstorm e o segundo disco, Jellyfish, além do ao vivo gravado na edição de 2020 do CaRIOca ProgFestival.
A Jubal Troupe, formada por cinco músicos, tem a diversidade em seu DNA, desde a pluralidade dos integrantes até o estilo eclético instrumental com base no rock progressivo. O EP de estreia chama Negative Revealed.
Ronaldo Rodrigues, tecladista e compositor carioca, que já contabiliza mais de uma dezena de álbuns oficiais lançados, entre trabalhos próprios e participações. Também é crítico musical e escreve periodicamente para os sites Consultoria do Rock e BeProg. Suas bandas, Caravela Escarlate e Arcpelago, figuram entre os principais expoentes da nova geração do rock progressivo brasileiro; integra também o projeto musical multinacional Blue Rumble, contando com músicos da Suíça, Luxemburgo e EUA. Ronaldo também toca teclado para a banda de stoner blues Blind Horse e fez parte da última formação da lendária Módulo 1000.
O Organic Reaction, também do Rio de Janeiro, que foge de rótulos e apresenta trabalho autoral repleto de influências notáveis, que vão do rock progressivo dos anos 70 até o moderno heavy metal. O primeiro álbum “Mysteries of the Lost World” foi lançado no início de 2021 em todas as plataformas digitais e em CD.
A classificação etária é livre, os ingressos custam R$ 90 e o Theatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, 35 no Centro de Niterói. Mais informações pelo telefone (21) 3628-6908.