Nesta terça-feira (9), os primeiros atletas do Time RJ partiram para Brasília, onde disputarão os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, entre 10 e 25 de setembro. Esta é a maior delegação enviada pelo Estado: 84 estudantes-atletas, 32 técnicos, 6 assistentes técnicos e 6 dirigentes, que vão competir em todas as 19 modalidades. Todas as passagens aéreas e uniformes são custeados pelo governo estadual.
“Ver nossos jovens atletas representando o Rio com garra e entusiasmo é motivo de orgulho. Investimos no esporte de base porque acreditamos que educação, esporte e disciplina formam cidadãos e transformam realidades. O Time RJ chega mais forte do que nunca”, disse o governador Cláudio Castro.
Os atletas foram selecionados pelos resultados nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (Jerj), cuja edição deste ano teve 9 mil inscrições de alunos de escolas públicas e privadas. O embarque aconteceu no Parque Aquático Júlio Delamare, na Zona Norte do Rio, onde os jovens se despediram das famílias antes de seguir para o aeroporto.
Isabela, do ciclismo, embarca de avião pela primeira vez:
“Vai dar um friozinho na barriga, mas estou preparada e muito feliz! Vou fazer de tudo para trazer a medalha de ouro.”
Antes da viagem, todos receberam um kit com uniforme, mochila e um álbum de figurinhas personalizado com imagens de todos os integrantes do Time RJ, como lembrança do momento.
João Lucas Orsay, coordenador do Jerj e chefe da delegação, destacou a expectativa:
“O Governo vem incentivando o esporte de base e vamos em busca de medalhas para manter o Estado no topo do ranking nacional.”
Os Jogos da Juventude reúnem mais de 4 mil atletas de até 17 anos de todo o Brasil, e bons resultados podem garantir aos participantes o Bolsa Atleta RJ, com benefícios mensais de R$ 500 a R$ 5 mil.