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Leia a nossa última edição #75

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Transporte público: confira as reclamações dos usuários e as iniciativas das cidades para melhorar

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Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre mobilidade urbana apontou as principais queixas dos brasileiros sobre o transporte público. Preço alto, longo tempo de espera e falta de segurança lideram o ranking das reclamações; sendo 25%, 24% e 20% dos entrevistados respectivamente.

De acordo com a pesquisa o carro é o meio mais utilizado diariamente pelos entrevistados, com 75%. Na sequência vêm a moto (60%) e a bicicleta (54%). O ônibus é o meio de transporte coletivo mais frequentemente utilizado, com 50% das pessoas fazendo uso diário ou em quase todos os dias. Depois vêm a carona e o trem, com 37%; os fretados, com 30%; as vans, com 29%; os carros por aplicativos e o metrô, com 28%; o táxi, com 25%; e o barco, com 3%.

Rubens dos Santos Oliveira, presidente do Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac), explicou que um conjunto de propostas para reformulação do sistema de ônibus tem sido encaminhado sistematicamente pelo Sintronac para prefeituras e governo do Estado, sem nenhum retorno.

“As propostas preveem desde o estabelecimento de subsídios para baratear as passagens até o aprimoramento da segurança e a criação de corredores viários, passando pelo desestímulo ao uso de carros, que, hoje está claro, são os grandes vilões responsáveis por engarrafamentos nos centros urbanos”, comentou.

Foto/Reprodução- esportes.yahoo.com

Rubens ainda frisou que o transporte público é um direito constitucional dos cidadãos, ao lado de Educação e Saúde. “É dever do poder público garantir esse direito a todos. Um transporte público de qualidade melhora a vida nas cidades, mas parece que alguns gestores não se interessam por isso”, completou.

Na contramão desses problemas, Maricá investiu pesado para oferecer transporte público de qualidade e gratuito para a população. Os conhecidos ‘vermelhinhos’ circulam por toda a cidade, de Ponta Negra ao Recanto de Itaipuaçu, e a Empresa Pública de Transporte (EPT) é responsável pelo serviço. Moradores e visitantes podem usar o serviço de transporte gratuito de ônibus. Ninguém paga passagem e não é necessário fazer cadastro.

“Maricá tem sido exemplo positivo de gestão no transporte público. Os grandes centros no mundo estão se adaptando para subsidiar ao máximo o transporte buscando a chamada tarifa zero”, completou Rubens.

PLANO DE MOBILIDADE
Até o dia 22/08 está aberta a consulta online para o público opinar sobre as mudanças para elaboração do Plano de Mobilidade de Maricá. O Plano de Mobilidade é um instrumento de planejamento e gestão que tem o objetivo de melhorar as condições de deslocamento no município e do acesso amplo aos bens e serviços, priorizando o transporte coletivo e o não motorizado. Ele propõe um conjunto de diretrizes e propostas de ações que conduzam à modernização das infraestruturas e sistemas de transportes, de modo integrado aos instrumentos legais, como o Plano Diretor.

NITERÓI
A cidade de Niterói está com período aberto para a participação popular na construção da nova Lei Urbanística da cidade. Dentro do conjunto de normas está inserido o tema mobilidade. As oficinas são presenciais, das 8h30min às 12h, e seguirá o seguinte calendário:

  • 12/08 – Região Oceânica – Escola Municipal Francisco Portugal Neves (Rua Quatorze, s/n – Piratininga)
  • 16/08 – Região Praias da Baía – Clube Central (Av. Jorn. Alberto Francisco Torres, 335 – Icaraí)
  • 19/08 – Zona Norte – Atlético Clube Fonseca (Alameda São Boaventura, 1042, Fonseca)
  • 23/08 – Pendotiba – CIEP 450 Di Cavalcanti (Estr. Caetano Monteiro, 04 – Badu)
  • 26/08 – Região Leste – CIEP 307 Djanira (Rua Ewerton Xavier, 417, Várzea das Moças)
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