O Tribunal Regional Eleitoral indeferiu, nesta segunda (12), o registro da candidatura de Waldeck Carneiro (PSB) a deputado federal. Apesar da medida, por já ter impetrado recurso, ele segue fazendo campanha e terá o nome nas urnas.
A razão apontada foi a rejeição pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) das contas de sua gestão à frente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, em 2013.
Waldeck considerou incoerente a decisão, pois em 2018 teve o registro regular de sua candidatura a deputado estadual. “Apesar de não ter sido protocolado qualquer pedido de impugnação contra a nossa candidatura e, ainda, apesar de o Ministério Público, após ter sido formalmente consultado pela eminente relatora no TRE-RJ, ter se manifestado textualmente a favor do registro da nossa candidatura, a ilustre magistrada, ainda assim, decidiu por seu indeferimento”, disse.
Ele está confiante em reverter essa situação. “Já estamos adotando as medidas recursais cabíveis. Seguimos firmes na campanha, sempre confiantes na Justiça”, salientou Waldeck.
Caso o recurso seja acolhido, os votos serão validados em nome de Waldeck. No entanto, se a Justiça Eleitoral entender que a decisão de indeferimento é válida, os votos serão considerados nulos.
*Por Jussiara Souza, estagiária sob supervisão de Lucas Nunes