spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #69

spot_img
spot_imgspot_img

Trechos da Lagoa de Piratininga secam e há nova mortandade de peixes

spot_imgspot_img

Mais lidas

A estiagem nos últimos dias em Niterói e, principalmente na Região Oceânica, provocou seca em vários trechos da Lagoa de Piratininga e o volume de água desceu de nível em algumas áreas. O que provocou no último domingo, 24, uma mortandade de peixes. Enquanto isso, moradores e pescadores que vivem da pesca no local, esperam as obras de recuperação do túnel do Tibau, para que a água do mar entre na lagoa.

“A água da lagoa está secando em diversos trechos. Está assoreando por falta da chuva. Não há renovação da água da lagoa”, apontou um morador que não quis se identificar.

Lagoa de Piratininga está secando em vários pontos/Foto: Divulgação

“Com uma profundidade muito pequena, e a baixa oxigenação provocada pela proliferação de bactérias com o esgoto que agrava o problema. Não dá pra esperar outra coisa. Precisaria um fluxo de água de considerável vazão para impedir esse fenômeno .Só se abrir um canal no Tibau, ou colocar uma bomba cavalar na tomada d’água do túnel hídrico”, sugeriu o morador Ramón Mariano Abeyá em postagem do Conselho Comunitário da Região Oceânica (CCRON) sobre a mortandade dos peixes.

Estiagem é uma das causas da seca da lagoa/Foto: Divulgação

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que o projeto de recuperação do túnel do Tibau já foi concluído e agora está em fase de captação de recursos e aprovação junto ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

Também procurado, o Inea informou que o projeto para as obras de melhorias estruturais do Túnel do Tibau está em análise e complementação. Tão logo sejam finalizadas as pendências referentes a seu projeto básico, o mesmo será submetido à aprovação de recursos por parte do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img