A Defesa Civil Municipal de Saquarema completou 25 anos nesta sexta-feira (16) com a realização de um exercício simulado de resgate em um talude, no bairro de Bacaxá. A atividade incluiu treinamento com técnicas de rapel e reuniu voluntários que atuam em ocorrências do órgão.
O treinamento contou com a participação de 10 integrantes do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) e da Rede Salvar, grupos que apoiam a Defesa Civil em situações de emergência. Atualmente, cerca de 300 voluntários colaboram com o órgão, atuando em ações preventivas e em atendimentos emergenciais.

A Defesa Civil tem como uma de suas principais atribuições a prevenção de acidentes. Em 2025, por exemplo, o órgão registrou cerca de 120 ocorrências, incluindo vistorias técnicas e interdições de imóveis em áreas de risco.
Segundo o diretor da Defesa Civil Municipal de Saquarema, Pedro Soares, a capacitação constante é fundamental para o trabalho desenvolvido. Ele destaca que os treinamentos garantem maior preparo para situações inesperadas e reforçam a participação da população nas ações de proteção e prevenção.
Ao longo dos últimos anos, a Defesa Civil de Saquarema também atuou no monitoramento de áreas de risco e na prevenção de deslizamentos na RJ-106, na Serra de Mato Grosso. O histórico de atuação inclui ainda o trabalho durante a pandemia, com apoio em barreiras sanitárias, a realização de 13 edições do projeto Defesa Civil no Seu Bairro e o auxílio às vítimas dos desastres climáticos em Petrópolis, em 2022.


















