spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Encontro de conselhos da pessoa com deficiência reúne 13 municípios em Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

Maricá sediou nesta quinta-feira (10/08) o 1º Encontro Regional de Conselhos da Pessoa com Deficiência (COMDEFs), que contou com a participação de entidades de outros 13 municípios (Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Carapebus, Duque de Caxias, Niterói, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Saquarema). A meta do encontro, que foi realizado na igreja evangélica Atos 2, na Mumbuca, é elaborar um protocolo de intenções para melhorias no setor, já chamado de ‘Carta de Maricá’ – a cidade foi escolhida por ser apontada como a que mais conseguiu avanços em razão de sua proximidade com o poder público.

A afirmação foi feita pelo vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência em Maricá, Ayrton Becalle. Segundo ele, as políticas do setor na cidade tiveram boa repercussão no restante do estado. “Um exemplo disso foi a área destinada a pessoas com deficiência nos shows populares, com 40 metros quadrados e cadeiras para acompanhantes. Isso foi feito após um pedido nosso e mostra como o governo está disposto a colaborar, e nós queremos ajudar com nossas ideias e nossos profissionais, que são altamente qualificados”, pontuou Becalle.

O presidente do COMDEF de Duque de Caxias, Charles Souza, endossou as palavras do colega maricaense. “A proximidade do conselho com o governo municipal aqui é algo exemplar, e nós temos uma enorme dificuldade com isso lá na Baixada Fluminense”, disse ele, ao lado do secretário de Urbanismo de Maricá, Adyr Motta Filho, que afirmou que o órgão elabora um amplo plano de mobilidade. “Vamos incluir a acessibilidade em nosso projeto, sem privilegiar apenas o carro e o ônibus. Será algo que vai beneficiar todos os cidadãos”, garantiu.

Adyr Motta Filho foi um dos componentes da mesa diretora do encontro, ao lado do também secretário João Carlos de Lima (Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher) e Adriana Costa (Educação). Também estavam na mesa o presidente do COMDEF de Maricá, Thiago Reis; o secretário da entidade, Renê Lazzares; a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Lúcia Zaqueu; e o pastor Vladimir de Castro, titular da igreja Atos 2. O evento teve ainda palestras sobre políticas públicas para o setor com o presidente da comissão para pessoas com deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Cláudio Freitas, e do vice-presidente da mesma comissão, Caio Souza.

A gerente regional do Ministério do Trabalho, Glória Lemos, também participou do encontro para divulgar o “Dia D de Empregabilidade”, inteiramente voltada para pessoa com deficiência e marcada para o dia 10 de setembro na sede do Sest/Senat, em Tribobó. Para Thiago Reis, a elaboração da ‘Carta de Maricá’ consagra a cidade como referência nas políticas para essas pessoas. “O documento vai servir de guia para todos os municípios com base no que realizamos e nos consagra na condição de cidade com atenção especial a quem precisa receber esta atenção”, avaliou o presidente do COMDEF de Maricá.

Fotos: Fernando Silva

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img