No dia 21/03, às 17h, o Centro de Artes da UFF vai receber o projeto UFF Debate Brasil, com o tema ‘Equidade de gênero, avanços e desafios para a Universidade Federal Fluminense’. Esta edição debaterá ações e caminhos possíveis para a equidade considerando as intersecções de gênero e raça e tendo como base os principais eixos de atuação da Comissão Permanente de Equidade de Gênero.
A professora Flávia Souza Máximo Pereira (UFOP) é a convidada do dia para dialogar sobre as “Estratégias para o enfrentamento da violência de gênero contra mulheres: experiências da ouvidoria feminina da UFOP”; a professora Luana Fontel (UFRJ), falando sobre “Maternidade e universidade: desafios e avanços”; e a professora Ynaê Lopes dos Santos (UFF), com o tema “A mulher e sua invisibilização na sociedade e na academia”. A mediação será da professora Paula Land Curi (UFF).
O debate é promovido em parceria com a Comissão Permanente de Equidade de Gênero da UFF (CPEG), resultante do Grupo de Trabalho prévio chamado “Mulheres na Ciência”. A CPEG foi lançada no dia 08 de março de 2022 e representa uma importante conquista das mulheres da universidade, que coloca a Instituição em posição de destaque nas ações de combate à discriminação e à violência contra mulheres e meninas, especialmente no universo acadêmico-científico.
A entrada é gratuita e o Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9 em Icaraí.