A Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou nota em apoio à professora Jaqueline Muniz, do Departamento de Segurança Pública e do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança Pública, que vem sendo alvo de ameaças e ataques nas redes sociais após comentar a Operação Contenção, do governo do estado.
Pesquisadora com ampla trajetória na área de segurança pública e políticas públicas, Jaqueline é reconhecida por sua atuação acadêmica e por contribuir de forma crítica e qualificada para o debate democrático sobre o tema.

Na nota, a UFF afirma que acompanha “com preocupação os ataques, perseguições e discursos de ódio e misóginos” dirigidos à docente e repudia qualquer tentativa de intimidação ou silenciamento de vozes comprometidas com o conhecimento e os direitos humanos.
A universidade também destacou que a atuação da professora é uma expressão legítima da liberdade de cátedra e do pensamento crítico, valores que fundamentam o ambiente universitário, a ciência e o Estado Democrático de Direito.
Por fim, a instituição reafirmou seu compromisso com a defesa da democracia, da produção científica e do diálogo plural como instrumentos essenciais de transformação social.
Especialista recebe outras mensagens de apoio
Além da Universidade Federal Fluminense (UFF), que manifestou apoio institucional à professora Jaqueline Muniz, outras entidades e instituições também se posicionaram em solidariedade à docente, alvo de ataques nas redes sociais após suas análises sobre a operação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.
Entre os apoios públicos, estão os da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro e do Movimento SOS Brasil Soberano, que ressaltaram a trajetória acadêmica e o compromisso da pesquisadora com o debate democrático e os direitos humanos.
As entidades repudiaram as agressões e tentativas de intimidação, reafirmando a importância da liberdade acadêmica, do pensamento crítico e da valorização da ciência como pilares de uma sociedade democrática e informada.
Abaixo a postagem da UFF nas redes sociais








                                    











