Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão analisando possíveis casos de reinfecção por coronavírus de profissionais da saúde de Maricá. Na manhã desta quinta-feira (10), a secretária de Saúde da cidade confirmou que a UFRJ está analisando exames de médicos que voltaram a apresentar os sintomas da doença.
De acordo com a secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa, os exames realizados recentemente estão em análise. Os profissionais haviam testado positivo para Covid-19 pela primeira vez no princípio da pandemia e voltaram a apresentar sintomas da doença.
‘Temos casos de médicos e que estão em investigação. Para dizer que é uma reinfecção ela tem que ser por outro vírus e não um recrudescimento do primeiro, então estes exames foram encaminhados para UFRJ para análise viral, que ainda não foi conclusiva’, disse.
Nota do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil, trata-se de uma paciente de 37 anos, profissional de saúde com atuação em serviços no Rio Grande do Norte e na Paraíba.
‘As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas’, informou o ministério em nota.