spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Universidade recebe para debate candidatos ao vice-governo do Rio de Janeiro

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Iane Lucas Louro

(Por Diogo Fernandes)

A Universidade Salgado de Oliveira sediou, na última quarta-feira (03/10), um debate entre os candidatos à vice-governadores pelo estado do Rio de Janeiro. Compareceram ao encontro os candidatos Cláudio Castro (PSC), vice de Wilson Witzel; Comte Bittencourt (PPS), vice de Eduardo Paes; Leonardo Giordano (PCdoB), vice de Márcia Tiburi; e Zaqueu Teixeira (PSD), vice de Índio da Costa.

Segurança, Educação, Saneamento Básico, o sistema carcerário e a exploração do Turismo na região leste fluminense foram alguns dos temas debatidos durante a transmissão ao vivo pela TV Universo – afiliada da TV Cultura – e pela live do Facebook na página do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC).

Sobre a intervenção militar corrente no estado, que possui o prazo de encerramento no dia 31 de dezembro, apenas o candidato Cláudio Castro aguarda o decurso das eleições para chancelar uma possível continuidade das forças armadas nas ruas do Rio de Janeiro. Explicitou, ainda, que a permanência do patrulhamento depende, também, do posicionamento do próximo presidente. “Depende do que o próximo presidente queira. Se puder ser renovado em moldes diferentes, com certeza pediremos. Nestes moldes de hoje, dificilmente pediríamos a continuidade”, afirmou o Cláudio Castro.

Comte Bittencourt garantiu que Eduardo Paes não irá solicitar a renovação da intervenção. Caso eleito, Paes deverá, como primeiro ato, conversar com o presidente escolhido no atual pleito e estabelecer um novo modelo de segurança pública, retomando o comando, mas contando com o apoio do Exército em ações pontuais, como operações de inteligência. Vale ressaltar que, no debate realizado no SBT, no dia 19 de setembro, Eduardo Paes declarou ter a intenção de utilizar as tropas, quando necessárias, para conter a dissuasão de facções criminosas, impedindo a sua expansão e a retomada de territórios dominados pelo crime organizado.

Quanto aos transportes, o Comte reforçou ainda a intenção da chapa em construir o BRT em São Gonçalo ainda neste mandato. “É preciso resolver o problema do corredor de transporte de massa de São Gonçalo. São Gonçalo é a segunda (maior) população do Rio de Janeiro. Não é possível ser transportados pelo modal rodoviário. O transporte de trilhos é o ideal, mas o país vai passar ainda por um período de baixa capacidade de investimento então uma alternativa possível pode ser o BRT”, disse Bittencourt.

Leonardo Giordano também mostrou interesse em reestruturar o transporte da região, além de finalizar as obras paradas e retomar os investimentos públicos. “Precisamos utilizar o espelho d’água. São Gonçalo não ter barcas é um absurdo. Em Niterói, um terço da nossa juventude está sem emprego, precisamos retomar a indústria naval da cidade. O governo do estado tem um papel a cumprir nisso. Para a região de Itaboraí e Maricá, nós temos um olhar muito carinhoso e específico para essa área. Vamos ter um conjunto de obras públicas e investimentos para poder alavancar o emprego e garantir que a gente possa ter uma melhoria desta questão na região.

Três candidatos não conseguiram comparecer. Doutor Julianelli (PSB), que compõe a chapa de Pedro Fernandes (PDT), informou que teve um compromisso no sul fluminense. Já Ivanete Silva, do PSOL, não compareceu devido a complicações na agenda. A candidatura de Leide (PRP), na chapa puro-sangue com Anthony Garotinho, foi impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral, devido a condenação em segunda instância do ex-governador por improbidade administrativa, o que enquadrou-o na Lei da Ficha Limpa.

O evento ocorreu na UNIVERSO Campus Niterói com o apoio do Rotary Club Niterói-Leste, junto da TV Universo, do jornal O São Gonçalo e o InEAC-UFF.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img