spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Vacina comprada por Maricá, Niterói e Saquarema terá eficácia divulgada na quinta

spot_imgspot_img

Mais lidas

Acontece na tarde desta quarta (06) uma reunião entre o Instituto Butantan com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar dos resultados apresentados pela CoronaVac. A ideia é que o Governo do Estado de São Paulo divulgue a eficácia da vacina nesta quinta (07).

A vacina, desenvolvida pelo instituto paulista em parceria com a empresa farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, deveria ter os resultados divulgados em 23/12, mas por conta de sigilos contratuais não houve a divulgação. Entretanto, o secretário Estadual de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, acabou revelando que a vacina não atingiu 90% de eficácia nos testes que foram feitos.

Vale lembrar que voluntários de Niterói participaram da fase 3 do desenvolvimento da vacina. De acordo com o governo paulista, em todo o país 170 voluntários foram contaminados pela doença durante a fase de teste. Entretanto, não se sabe se esses infectados foram, de fato, imunizados ou se tomaram placebo.

A taxa de eficácia da vacina é medida através da comparação de casos confirmados em voluntários que receberam placebo e o imunizante. A Anvisa exige taxa mínima de eficácia de 50%.

Na Turquia, outro país onde também houve testes da CoronaVac, a taxa de eficácia obtida foi de 91,25%. Lá foram 1.300 voluntários, 10% do universo de voluntários no Brasil.

O envio dos resultados à Anvisa só vai acontecer após a Sinovac Biotech analisar os dados. As informações foram enviadas no dia 23/12.

Essa é a última pendência para que o certificado da Anvisa para o processo de registro seja solicitado. Após o registro – emergencial ou definitivo – o imunizante poderá ser aplicado em massa no país.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img