A juíza Roberta Barrouin Carvalho de Souza, da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio, decidiu que Marcelo da Costa Andrade, conhecido como ‘Vampiro de Niterói’, por ter matado e bebido o sangue de 14 crianças na década de 1990, não será mais transferido para o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. A sentença foi dada na última terça-feira, 05 e comemorada nesta quarta-feira, 06, pela prefeitura em suas redes sociais.
A sentença atendeu a ação movida pela Procuradoria Geral da Prefeitura de Niterói. A decisão envolve a reconsideração da determinação inicial de 2023, que pedia a transferência do assassino em série até o dia 18 de março deste ano.
Segundo o município, a unidade de Jurujuba não tem condições de recebê-lo, pois não faz mais internações e está próxima a escolas. Assim, o paciente continuará interno no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Henrique Roxo, no centro da cidade.
A transferência ocorreria devido a uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF), de acabar com os manicômios judiciários, como o de Henrique Roxo. Marcelo é o único interno da unidade, que será desativada até maio. No último dia 23, um interno fugiu do Hospital de Jurujuba e matou o porteiro escolar Sebastião Lair Hipólito, em Icaraí.