A Igreja Católica abriu o velório público do Papa Francisco nesta quarta-feira (23), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O corpo do sumo pontífice está num caixão de madeira e zinco, como pedido antes de sua morte. O velório vai até sexta-feira (25) e no sábado ocorrerá a cerimônia de despedida e o sepultamento, na Basílica de Santa Maior, onde Francisco pediu para ser enterrado.

O presidente Lula e outros líderes mundiais já anunciaram que vão a Roma para a cerimônia de funeral do Papa Francisco.
A comitiva do Brasil tem previsão de decolar nesta quinta-feira (24) a noite. A lista de autoridades e personalidades brasileiras ainda está sendo montada pelo Itamarati.
Segundo as autoridades do Vaticano, mais de 20 mil fiéis se reuniram n no início da manhã na Praça Santa Marta, para prestar condolências e receber o caixão com o corpo do papa. O caixão foi colocado na frente do Altar da Confissão. Segundo a Santa Sé, O cardeal camerlengo Kevin Farrel fez uma pequena liturgia e também tem responsabilidade de conduzir os procedimentos do funeral e o conclave que vai escolher o novo chefe da Igreja Católica. Até a eleição, o cardeal irlandês responde pela chefia da instituição.
