spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img

Verão 2025: Cuidados essenciais para enfrentar o calor intenso e proteger a saúde

Mais lidas

Com o aumento das temperaturas no verão, o calor extremo tem se tornado uma preocupação para médicos e autoridades, sobre como ele pode afetar nossa saúde. A exposição ao sol e as altas temperaturas pode levar a problemas como desidratação, exaustão e até mesmo golpes de calor.

Por isso é fundamental que, em dias de calor extremo, a população se atente à cuidados com crianças, idosos e animais de estimação. A Dra. Christina Bittar, a médica patologista da rede de Laboratórios Bittar faz da algumas recomedações como: evitar contato direto com o sol nos horários entre 10 e 16 horas, assim como atividades físicas exaustivas, usar roupas leves e de cor clara, muita hidratação com água, sucos e repositores hidro eletrolíticos, mesmo em casa, não descuidar da hidratação, alimentos leves, frutas, verduras. Usar protetor solar, bonés ou chapéus e óculos.

O cuidado com idosos com demência é ainda maior, como eles geralmente tem mais dificuldade de ingerir líquidos, pode-se oferecer em pequenas doses e variar o sabor colocamos gotinhas de laranja, limão ou o que ele preferir, pode ajudar. A doutora também diz que opções de chás gelados são boas, picolé de frutas que podem ser feitos em casa, e outras bebidas geladas que possa ter o açúcar controlado.

Para as crianças, a doutora ressalta que é importante redobrar a criatividade em forma de hidratação. Os antigos sacolés feitos em casa são ótima opção.

E aos pets, deixar sempre água fresca e limpa no bebedouro.
Ficar atento à sintomas como vermelhidão na pele, suor excessivo, falta de ar, fadiga, náusea, sensação de tontura e confusão mental, se não melhorar com os cuidados caseiros, procurar uma unidade de saúde para avaliação.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img