Os trabalhadores da Assistência Social de Niterói são aquele grupo de servidores públicos municipais que abordam as pessoas em situação de rua nas calçadas da cidade, tentando convencê-los a ir para um abrigo, ou mesmo atendendo-as nos tais abrigos e trabalhando com menores em risco social nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Eles estão ganhando um piso salarial de R$ 833,58 e reivindicam um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
Na última quinta-feira, 20, o vereador Jhonatan Anjos (PDT) apresentou indicação legislativa na Câmara Municipal, pedindo que a prefeitura apresente o PCCS da categoria, para que este possa ser votado e aprovado.
“Conseguimos assinatura de vários vereadores em apoio à indicação. Os servidores da Assistência Social recebem um piso de pouco mais de 800 reais e só com gratificação por desempenho é que o salário deles passa mais que o mínimo. Já os inativos não recebem nada além. É necessário aprovar o PCCS para a valorização da categoria e que os aposentados sejam contemplados”, contou Jhonatan.
No último dia 11, a categoria realizou um ato em frente ao prédio da prefeitura, no Centro, organizado pelo Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de Niterói.
Procurada, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária informou que o processo está em tramitação interna para posterior envio à Câmara de Vereadores.