
A vereadora Iza Deolinda (MDB) teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, a parlamentar está inelegível por oito anos. Anteriormente a vereadora já havia sido condenada a perder o seu mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em 2017, pelo crime de abuso de poder, mas conseguiu uma liminar e posteriormente reverteu, provisoriamente, através de um recurso. No lugar da vereadora Iza Deolinda (MDB) assume o suplente Jorge Mariola (PHS).
Desta vez, a decisão é contrária ao recurso de Deolinda, o que fará com que a vereadora perca definitivamente seu mandato, uma vez que não há mais possibilidade de recurso.
As acusações, feitas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) ao TRE, citam abuso de poder político e de autoridade, além de prática dos crimes de captação ilícita de sufrágio, conduta vedada a agente público e assistencialismo político. Segundo o teor da matéria, a vereadora teria utilizado bens públicos em seu Centro Social, no Jardim Catarina, como ferramenta política.
A Câmara Municipal de São Gonçalo afirmou que ainda não foi notificada da decisão.