As ondas de Saquarema não ajudaram as brasileiras Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima na primeira fase do Vivo Rio Pro, oitava etapa do Circuito Mundial de Surf da WSL. Ambas não se classificaram para as quartas-de-final diretamente e precisarão disputar a repescagem.
A primeira a entrar na água foi Silvana, atleta que disputa o Qualifying Series e foi convidada para disputar a etapa junto à elite do surf. E logo de cara pegou uma pedreira: a líder do ranking Carissa Moore (HAW) e a americana Lakey Peterson, que está na oitava colocação do campeonato e briga por uma vaga no WSL Finals. A brasileira até conseguiu a melhor nota da bateria (5,83), mas não conseguiu achar uma segunda nota consistente. Na repescagem, Carissa e Silvana voltam a se enfrentar. A vencedora dessa bateria avança para as quartas-de-final.
Na última bateria feminina da primeira fase, Tati Weston-Webb contou com a vibração da torcida brasileira a cada momento que pegava uma onda. Ela chegou a liderar a bateria e tinha a melhor nota da bateria (6,50) até então, mas viu Caroline Marks achar uma nota 7,00 e assumir a ponta no finalzinho. Na repescagem, a brasileira vai enfrentar a americana Caitlin Simmers, atual sétima colocada no ranking mundial.
As baterias de repescagem femininas devem acontecer ainda nesta sexta (23), primeiro dia de competições.