Em comemoração aos 211 anos da cidade de Maricá, o projeto Farmacopeia Mari’ká, promoveu uma visita técnica na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, para maricaenses conhecerem de perto as plantações e instalações do local. A programação, que aconteceu nesta sexta-feira (23), contou com bate-papo sobre plantio de ervas medicinais, visitas guiadas e degustação de chás e mel.
O projeto Farmacopeia Mari’ká é uma parceria da Prefeitura, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo e professor da UFRRJ João Araújo, disparou que não há nada melhor que comemorar os 211 anos de Maricá recebendo um público grande como receberam nesta sexta.
“Foram mais de 130 inscrições para visitar a Farmácia Viva aqui no Caju, na Fazenda Nossa Senhora do Amparo. Hoje, nós podemos mostrar como são cultivadas as plantas medicinais, aromáticas e delas produzir uma diversidade de produtos, desde sabonetes, repelentes, mel, além de uma série de fragrâncias. Elas também são missão do projeto: desenvolver uma linha de perfumaria e de cosméticos. Então, a população, nesse aniversário da cidade, teve a possibilidade de conhecer um pouquinho do fazer do município”, destacou.

No primeiro momento, os integrantes do Farmacopeia Mari’ká explicaram sobre o uso de chás com ervas medicinais, a importância da quantidade correta para preparar, cuidados sobre misturas de diferentes ervas, sobre preparos com infusão ou decocção e serviram uma deliciosa degustação de chás.
Adotaram também uma dinâmica dividindo os participantes em três grupos passando por um circuito conhecendo sobre a criação de abelhas e o mel da fazenda com direito à degustação. Os grupos visitaram as plantações e puderam entender como funciona a Farmácia Viva de Maricá, além de produtos produzidos pelo Farmacopeia Mari’ká como óleos essenciais, odorizadores e sprays repelentes.
Para o professor da UFRRJ Ricardo Berbara, coordenador geral do projeto Farmacopeia Mari’ká, existe uma expectativa muito grande a partir de ações como essas.
“Essas visitas de campo da comunidade junto à Farmacopeia Mari’ká e Farmácia Viva, são experiências muito interessantes porque a própria comunidade vem nos informando de oportunidades que estão na nossa frente e às vezes a gente não percebe. A Fazenda Nossa Senhora do Amparo é um espaço de interação do município e da comunidade conosco da universidade e também com o poder público, porque muitas demandas acontecem no sentido de capacitação de pessoas que têm interesse em produzir nas suas casas, nos seus sítios o que nós estamos produzindo aqui. Recebemos visita de todo mundo aqui, demonstrando o poder de multiplicação de ideias que essa iniciativa propicia”, comentou Berbara.
Visitantes animados
A advogada Sônia Carvalho e seu esposo, Sérgio Gomes participaram da visita e se encantaram com a iniciativa da cidade. Eles que tem um imóvel na cidade e moram na cidade do Rio de Janeiro, contaram que desde o primeiro contato com os óleos essenciais, buscaram conhecimento para consumir com responsabilidade.
“Antes de mais nada, quero parabenizar essa iniciativa maravilhosa aqui do município de Maricá de criar essa farmácia viva. Eu estou encantada e como consumidora, e quero compartilhar essa experiência que nós temos já há muitos anos de usar os óleos essenciais como medicamento. O aposentado Sérgio Gomes completou: “Eu tinha uma dor de cabeça constante e eu vivia tomando analgésico. Eu já andava com a medicação no bolso. Mas agora só uso os óleos essenciais”, contou a advogada.
Produção que cresce
Na Fazenda Nossa Senhora do Amparo são cultivadas no projeto mais de 30 espécies de plantas de interesse medicinal ou cosmético, além da produção de mel e própolis de diversos tipos de abelhas, com e sem ferrão. As mudas são disponibilizadas a produtores rurais que recebem também qualificação para cultivos orgânicos (exigência para produção de princípios ativos medicinais e fitoterápicos) e podem participar de oficinas de beneficiamento dos produtos, como a destilação de óleos essenciais, por exemplo.
