spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Cinema Nacional: Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho são premiados em Cannes por ‘O Agente Secreto’

Mais lidas

Neste sábado (24) o ator Wagner Moura venceu o prêmio de melhor ator do Festival de Cannes 2025, pelo filme “O Agente Secreto”. É a primeira vez na história que um ator brasileiro ganha o prêmio no festival. O diretor Kleber Mendonça Filho também foi premiado, levando a estatueta de melhor direção — é a primeira vez desde Glauber Rocha, que um diretor do país leva esse troféu.

Apesar dos prêmios de melhor ator e melhor direção, “O Agente Secreto” não levou a principal estatueta do festival, a Palma de Ouro. O vencedor da categoria foi “A Simple Accident”, de Jafar Panahi.

Ambientado nos anos 1970, “O Agente Secreto” conta a história de um professor universitário (papel de Wagner Moura) que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que ele corre em plena ditadura militar.

Essa foi a primeira vez que o Brasil levou dois prêmios em uma mesma edição do Festival de Cannes. “Eu queria mandar um abraço para todo mundo que está vendo no Brasil, especialmente para Recife e Pernambuco”, disse Kleber ao receber o prêmio de melhor direção.

“Queremos que esse filme esteja nas salas de cinema, porque as salas de cinema formam o caráter de um filme, na verdade.”

Kleber também recebeu o prêmio de Wagner, já que ele não estava na premiação. “Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Eu espero que o ‘O Agente Secreto’ traga muitas coisas a eles”, afirmou o diretor.

“O Agente Secreto” estreou no Festival de Cannes no dia 18 de maio e foi aplaudido por cerca de quinze minutos. Na imprensa internacional, o filme chegou a ser definido como “thriller maravilhoso”, “obra-prima” e “monumental”.

Também nesta edição do Festival de Cannes, o filme brasileiro ganhou o prêmio da Crítica. O anúncio foi publicado no Instagram da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci). Esse prêmio, no entanto, não faz parte da lista oficial – a categoria foi criada por críticos de forma paralela.

“O Agente Secreto” também levou o prêmio o “Art et Essai”, dos exibidores independentes da França.

Brasil foi o País de Honra no Festival de Cannes

O Festival de Cannes anunciou em fevereiro que o Brasil seria o País de Honra na edição de 2025. A iniciativa, do Marché du Film (mercado de filmes do festival), celebra uma nação diferente a cada ano e reconhece suas contribuições para a indústria cinematográfica global.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img