A Confederação Brasileira de Futebol já tem um novo presidente, Samir Xaud foi confirmado para comendar a instituição na manhã deste domingo (25), após eleição realizada na sede da entidade. Ele, que recebeu votos de 26 federações e 20 clubes, assume imediatamente o cargo e tem mandato até 2029.
A eleição que está dando o que falar, desde o afastamento do antigo presidente Ednaldo Rodrigues. Apesar de ser candidato único, Xaud não conseguiu unanimidade de votos, como ocorreu na eleição anterior, que reelegeu Ednaldo. Foram 103 votos de um total de 141 possíveis.
Xaud contou com grande apoio: 25 das 27 federações estaduais declararam voto nele, além de clubes como Palmeiras, Vasco e Grêmio. Sua eleição, no entanto, ficou marcada pelo boicote de 21 dos 40 clubes das Séries A e B, que não participaram da votação em protesto contra o atual modelo de governança da entidade.
Xaud será empossada ainda neste domingo, em seguida, o novo presidente será responsável por apresentar nesta segunda-feira (26), no Rio, o técnico Carlo Ancelotti como novo comandante da Seleção. O italiano era um desejo antigo de Ednaldo, que conseguiu contratá-lo antes de cair – ele tinha a esperança de que fosse, também, um trunfo para se manter no cargo, o que não aconteceu.
Samir Xaud tem 41 anos e nasceu em Boa Vista, em Roraima. Ele é médico especialista em infectologia e medicina esportiva. Além disso, é empresário, proprietário de um centro de treinamento que oferece atividades voltadas à vida fitness, saúde e bem-estar.