A celebração do Dia de Doar, no dia 2 de dezembro, terá um destaque especial no Rio de Janeiro, onde o Cristo Redentor será iluminado de laranja para reforçar a mobilização nacional pela cultura da generosidade. Outros pontos do estado também já confirmaram participação, como os Arcos da Lapa, a Obra do Berço e o Instituto DARA, ampliando a visibilidade da campanha no território fluminense.
A ação, promovida pelo Instituto Phi, prevê a iluminação de importantes monumentos em todo o país. Além do Rio, locais como a Estátua do Padre Cícero (CE), a B3 – Bolsa de Valores do Brasil (SP), o Buda Gigante (ES) e diversos museus e equipamentos culturais também aderiram. A cor laranja simboliza positividade, empatia e o poder transformador da doação.
Segundo Luiza Serpa, fundadora e diretora executiva do Instituto Phi, iluminar símbolos tão conhecidos — especialmente o Cristo Redentor — reforça a união entre diferentes setores para fortalecer o apoio a projetos sociais.
Criado a partir do movimento global #GivingTuesday, o Dia de Doar é realizado no Brasil desde 2013 e tem como objetivo incentivar pessoas e instituições a contribuírem com causas sociais. Em 2026, o Movimento por uma Cultura de Doação assumirá a liderança nacional da mobilização.
No site oficial (diadedoar.org.br), qualquer pessoa ou organização pode acessar materiais e orientações para participar da campanha e promover suas próprias ações.




















