spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #89

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Força-tarefa do Estado leva hidratação gratuita a cariocas e turistas durante onda de calor

Mais lidas

O Governo do Estado deflagrou no domingo (28) uma megaoperação para minimizar os efeitos do calor intenso no Rio de Janeiro, garantindo a distribuição gratuita de água potável à população em locais de grande circulação e na orla das praias. A ação, realizada por meio da Cedae, integra um conjunto de medidas voltadas à proteção da saúde de cariocas e turistas diante das altas temperaturas.

Segundo o governador Cláudio Castro, a iniciativa reforça a capacidade de resposta rápida do Estado em situações extremas. “Garantir água potável gratuita em pontos estratégicos é uma medida essencial para proteger a saúde das pessoas em dias de calor intenso. É uma ação preventiva que cuida da população, acolhe quem visita o Rio de Janeiro e contribui para a qualidade de vida”, afirmou.

Entre as medidas adotadas está a distribuição de cerca de 10 mil litros de água potável, por meio da Cedae, com apoio da chamada “Frota da Hidratação”, que atua com uma kombi, bicicletas posicionadas em postos de salva-vidas e pontos de hidratação da Secretaria de Estado de Saúde instalados também nas 27 UPAs estaduais. A mobilização envolve, de forma integrada, as secretarias de Defesa Civil/Corpo de Bombeiros, Saúde e Ambiente, além da Cedae.

Com a expectativa de recorde de turistas no Réveillon, a cidade já recebe visitantes de diversos estados e países. Muitos se mostraram positivamente surpresos com a quantidade de postos de hidratação disponíveis e aprovaram a iniciativa. Frequentadores da orla destacaram a importância da ação para o bem-estar, especialmente durante atividades ao ar livre.

“Oferecer água é uma iniciativa maravilhosa para a população e para os turistas. Isso ajuda, inclusive, a evitar o aumento de atendimentos nos postos de saúde”, avaliou a médica Georgette Moritz, que aproveitava uma caminhada na orla de Copacabana.

Turistas também elogiaram a medida. “Apesar de ser amazonense, essa onda de calor aqui está muito forte. Estou visitando o Rio e achei a ação de extrema importância para todos nós”, afirmou Glauciane Dias, turista do Amazonas.

Divulgação

As UPAs estaduais também passaram a desempenhar papel fundamental na distribuição de água, atendendo tanto pacientes com sintomas causados pelo calor quanto pessoas que buscam apenas se hidratar. “Aqui na UPA tem vindo muita gente beber água no posto de hidratação, desde banhistas que saem da praia até pessoas em situação de rua”, relatou Michel dos Santos, segurança da UPA de Copacabana.

Giovan da Silva, em situação de rua, destacou a importância do serviço. “Fui pedir água num bar por causa do calor e me negaram. Aqui no posto de hidratação eu consegui pegar e beber”, contou.

A iniciativa segue como parte das ações preventivas do Estado para enfrentar as altas temperaturas e garantir mais conforto e segurança à população e aos visitantes durante o verão.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img